quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Pecado - A Inveja


Dante Alighieri, em A Divina Comédia, coloca a Inveja como um pecado não tão pecaminoso assim. Dividida em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso, a obra de Dante traz os 7 Pecados Capitais dispersos entre o Inferno e o Purgatório. A Inveja, não está nos círculos do Inferno, onde ficam os piores pecados como a Ira e a Luxúria.

O Purgatório é o lugar reservado para as almas dos invejosos. Estes, durante a passagem pela vida terrena, cobiçaram um lenço, um marido, uma posição social ou até mesmo um simples caminhar. Nada escapava a inveja das almas que agora tentavam purgar suas culpas. Invejar, invejar e invejar! Nada mais importava, nada mais lhes dava tanto prazer na vida.

Castigo para os pecadores? Sim. Dante escreveu que a punição para as almas dos invejosos era nada mais ver. Pálpebras costuradas nos olhos por fios de metal. Como invejar agora se toda a consumação desse pecado vem da visão? E você, qual a sua inveja?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cris, bela síntese. Tava pensando sobre isso e lembrei de um filme - que não lembro qual - que só podemos cobiçar o que vemos. Tá aí, uma venda protetora de pecados. Beijos. parabéns! Adoro como tu escreve.

    ResponderExcluir